Facebook
WhatsApp

Qual é a importância do autocuidado?

Com a agitação do dia-a-dia muitas vezes nos esquecemos de nos cuidar, não é mesmo?! Muitas vezes nós, mulheres, fomos incentivadas a priorizar as necessidades dos outros ao invés das nossas. Felizmente nunca é tarde para mudar!

Com este texto, você irá entender qual é a importância do autocuidado, como pode aumentar a autoestima e reduzir a ansiedade. Ao final, também poderá ler a entrevista da Bárbara Carvalhaes (@barbaracarvalhaes), estrategista de imagem pessoal há 4 anos.

Autocuidado

O autocuidado é qualquer atividade, interna ou externa, feita por você para se promover saúde e bem-estar. É importante destacar que não é uma recompensa ou mimo, mas um compromisso regular com a pessoa mais importante da sua vida: você.

A prática de dedicar atenção e cuidado a si proporciona o conhecimento de suas reais necessidades, vontades e características. Ou seja, promove o desenvolvimento de uma autoestima saudável e realista!

.

Autoestima

Quem nunca disse que está com a autoestima alta ou baixa por causa da aparência física?! A autoestima envolve sim o que pensamos sobre nossa aparência, mas também o que pensamos sobre nós mesmas de maneira geral, o quanto nos cuidamos e incentivamos, além de quanta confiança sentimos (RISO, 2011).

Ter conhecimento e confiança sobre as próprias características e habilidades ajuda – e muito! – a lidar com potenciais desafios sem ansiedade. Afinal, sabendo quais são os seus pontos fortes e pontos fracos, você pode fortalecê-lo e usá-los a seu favor!

.

Ansiedade

A ansiedade é comum e saudável. Porém, quando se torna intensa e prejudicial é importante buscar maneiras saudáveis de lidar com ela. O autocuidado, nesse processo, é fundamental!

A práticas regular de exercícios físicos, meditação, descanso e lazer, por exemplo, não apenas oferecem um alívio momentâneo do estresse, mas também fortalecem nossa capacidade de lidar com a ansiedade a longo prazo (NETO, CORCHS, SAVOIA, BERNICK et. al. 2022).

.

Entrevista

Convidei a Bárbara Carvalhaes, consultora de imagem e estilo, para comentar sobre o seu trabalho e contribuição para o autocuidado. Confira abaixo a entrevista! Para assistir a live que fizemos, no dia 06/07/23, clique aqui.

Luiza: Como a imagem e o estilo estão relacionados ao autocuidado?
– Bárbara: Como a gente se veste, reflete em como a gente se sente e se percebe. Por isso, o cuidado com a nossa aparência e escolha de roupas na hora de se vestir é tão importante. Se você se olha no espelho, se sente bonita e segura, isso vai impactar nos seus resultados e nas suas relações. O que a gente veste é capaz de alterar o nosso comportamento. Pensa o seguinte: você sai para o trabalho bem arrumado e se sente mais produtivo, correto? Assim que você chega em casa, uma das primeiras coisas que faz é trocar essa roupa para um pijama. Esse pijama é sinônimo de descanso, ele comunica que você pode relaxar a partir daquele momento. E para confirmar isso é só você lembrar daquele dia que passou 24 horas usando pijama. Em dias de home office, você foi capaz de se sentir tão bem e produtiva como nos dias que você acorda e coloca uma roupa normal?

– Luiza: Quais mitos comuns sobre imagem e/ou estilo você gostaria de esclarecer?
– Bárbara: Primeiro: Preto é uma cor clássica, mas não é harmônica para todo mundo. Segundo: Você não precisa se prender às cores da sua cartela de coloração pessoal. Tenha filtro para conseguir fazer escolher inteligentes a partir dessa informação. Terceiro: Para se vestir bem você não precisa gastar muito dinheiro. Quando você entende sobre qualidade, modelagens e o que gosta você aprende a comprar bem, de forma inteligente e segura – e isso, consequentemente, faz com que você economize.

– Luiza: Que sugestão você daria para quem está enfrentando desafios em relação à própria imagem e/ou estilo?
– Bárbara: Não se prenda às regras de moda. Compreenda o seu estilo de vida e suas preferências para te ajudar a ter filtro nas suas escolhas. Comece sempre pelo básico: arrume e lave o cabelo, mantenha as unhas limpas e bem cortadas, não use roupas manchadas ou rasgadas, faça uma maquiagem leve no dia-a-dia e busque referências para se inspirar na hora de se vestir.

Enfim, quando nos cuidamos adequadamente e regularmente, nos comunicamos uma mensagem poderosa: “Eu mereço ser valorizada e cuidada”.

Que tal incluir, a partir de hoje, o autocuidado na sua rotina? Faça algo que te faz bem e feliz!

.

Referências:

NETO, Francisco Lotufo; CORCHS, Felipe; SAVOIA, Mariangela Gentil; BERNIK, Márcio Antonini (Orgs). Como lidar com a ansiedade: Guia prático para pacientes, familiares e educadores. 2ª edição. São Paulo: Hogrefe, 2022.

RISO, Walter. Apaixone-se por si mesmo: O valor imprescindível da autoestima. São Paulo: Academia, 2012.

.

Luiza Aguiar Soares (CRP 04/65266)

Texto publicado em 12/07/2023