Facebook
WhatsApp

Como melhorar a autoestima?

Se você já se sentiu insegura, duvidou das suas capacidades ou questionou o seu valor, este texto é para você. Vou responder três dúvidas frequentes sobre a autoestima: (1) o que é; (2) por que é importante; e (3) como melhorá-la. Leia até o final para saber 04 maneiras práticas para ter uma visão mais positiva e realista sobre você.

Se eu te perguntasse “quem é você”, o que você diria? As ideias que temos sobre nós mesmo é baseada nas nossas experiências, o que já disseram sobre nós, mas também na atenção e cuidado que damos ou não a nós mesmo.

Imagine uma pessoa que faz promessas que não cumpre, não respeita as suas necessidades, te exige perfeição… O que você pensaria sobre ela? Será que você tem sido essa pessoa na sua vida?

A autoestima é um dos pilares fundamentais para ter saúde e qualidade de vida! O que pensamos influencia o que sentimos e o que fazemos – incluindo os relacionamentos que escolhemos, oportunidades que aceitamos ou recusamos…

Atenção! São alguns sinais de alerta de baixa autoestima: ter alta ansiedade, estar em um relacionamento abusivo, dificuldade para falar não, sentir muito ciúmes e ser muito crítica.

E afinal, como melhorar a autoestima?!

Primeiro, tire um tempo para se conhecer melhor. Identifique quais são as suas forças, fraquezas, interesses e valores. Quanto mais você se conhecer, mais fácil será desenvolver uma imagem mais realista de si.

Segundo, crie metas possíveis para os seus estudos, trabalho ou desenvolvimento pessoal. Conforme você as alcançar, sentirá um senso de realização que impulsionará sua autoestima.

Terceiro, mesmo que seus planos não aconteçam como o esperado, trate a si mesma com a mesma gentileza que teria com um amigo. Em vez de ser autocrítica, seja compreensiva e paciente mesmo quando enfrentar desafios.

Agora você sabe que a autoestima não é importante – é muito importante – e pode ser desenvolvida de diferentes maneiras.

A quarta alternativa é a psicoterapia, processo em que eu e você trabalhamos juntas para te proporcionar autoconhecimento, reconhecimento e desenvolvimento de habilidades, aceitação do que está fora do seu controle, entre outros benefícios.

Se você gostou deste texto, compartilhe com uma amiga que também precisa aumentar a autoestima.

.

Luiza Aguiar Soares (CRP 04/65266)

Texto publicado em 24/10/2023